Qual a melhor época para visitar a Europa?

Sempre tem alguma coisa acontecendo na Europa. Muitos países europeus têm épocas diferentes de turismo e clima e sua viagem depende em grande parte do que lhe interessa e ao seu orçamento, portanto aqui estão algumas sugestões.

·   Festivais

Há tantos países e culturas na Europa, que provavelmente haverá algum tipo de feriado ou comemoração em algum canto.
Oktoberfest, a festa da cerveja em Munique durante o outono, é uma das festas mais populares e emblemáticas da Alemanha.
Dia da Bastilha na França, é realizada a cada 14 de julho e é uma grande festa com as feiras de rua e fogos de artifício para comemorar a tomada da Bastilha e da fundação da França moderna .
Carnevale di Viareggio na Toscana / Itália é realizada entre janeiro e março e é uma das festas mais coloridas do país. Ela remonta ao século 19 e hoje possui um grande desfile com carros alegóricos , que inclui as efígies de políticos e celebridades de todo o mundo .


·   Baixa Temporada

Se você deseja passar mais tempo com os moradores , considere viajar para a Europa durante a baixa temporada do turismo . As ruas serão menos lotadas e os visitantes não são predominantes nas cidades. Você também terá uma ótima chance de encontrar desconto em passagens aéreas e hospedagem . A baixa temporada varia conforme o país , apesar do inverno ser a melhor época para encontrar as cidades menos lotadas. Na Espanha e na Irlanda, por exemplo, a baixa temporada geralmente começa no outono e fim da primavera.

·   Alta Temporada

Se você prefere viajar e encontrar muitos turistas, a alta temporada pode ser uma escolha melhor. Você terá que suportar uma maior aglomeração de turistas, mas terá companheiros de viagem à sua volta  e poderá trocar experiências de viagem . Você pode até encontrar um ou dois companheiros de viagem temporários, se estiver sózinho. Como a baixa temporada, a alta também varia conforme o país , por exemplo, julho e agosto é temporada alta  em Paris , de maio a setembro é a alta temporada para a Europa Oriental , e junho a setembro é quando a maioria dos viajantes vão para a Inglaterra .

·   Tempo

O tempo na Europa oscila drasticamente de país para país . A Inglaterra tem as suas chuvas mais pesadas em novembro. Paris raramente tem neve (mas acontece sim, porque eu mesmo já peguei neve em Paris)  e a costa do Mediterrâneo é relativamente seca , à exceção da primavera onde caem chuvas pesadas. Se você tem uma aversão ao frio , você pode querer evitar viajar para a Europa Oriental durante o inverno, as temperaturas na Polônia e na Finlândia pode cair abaixo de -20 graus .

·   Esportes

Se você estiver querendo viajar para a Europa para praticar esqui, os resorts na Suíça são os mais lotados e caros no inverno. Ao longo dos Alpes franceses, a época turística vai de janeiro a março. Nas montanhas da Áustria , começa a nevar em novembro e termina em Maio , apesar de que o esqui durante pode ser praticado durante todo o ano em lugares como Stubaital, na Áustria. A temporada para andar de bicicleta começa na primavera e pega uma parte do verão, com grandes provas como Tour de France, Paris -Roubaix e o Giro d’ Italia. Se você prefere poderá ter a oportunidade de pegar um jogo em quase todos os lugares.

Existem ainda milhares de outras oportunidades, lugares e momentos para visitar a Europa,  mas tudo depende do seu gosto e sua disposição.

Facebook Comments

Website Comments

  1. saulo ortega trevisan

    Excelente o site de vcs. Gostei muito, estou pesquisando sobre a finlandia e regiao para ir no inicio de 2011.

    Gostaria de receber dicas e noticias da europa. Sempre viajo. Hoje mesmo estou na Grecia, em casa de familia.

    Obrigado.

    Saulo

  2. João Aguiar

    Olá Saulo,
    Obrigado pelo interesse em nosso blog, é sempre bom contar com outras “almas viajantes”.
    Ainda não estive na Finlandia, mas Helsink é uma linda cidade e tenho certeza que você irá aproveitar muito.
    Se você quiser receber dicas e noticias da Europa, inscreva-se em nosso feed e receba sempre as nossas atualizações por email.
    Ah, e não se esqueça de passar novamente por aqui e relatar sua viagem à Finlandia, assim podemos compartilhar sua experiencia com outros viajantes.

    Boa Viagem !

  3. Clarice

    Oi . Estou indo ã Europa, como Madri, Florença e Paris. Se tiver algum hotelem Florença bom a barato e em Paris, agradeço, pois estou indo sozinha e goataria de ficar alguns dias nessas cidades.
    Gostei do Glog . E algumas dicas de museu.
    Grata
    Clarice

  4. Candido Neto

    Estou com uma viagem marcada a Europa (PORTUGAL, ITÁLIA, FRANÇA,ESPANHA E SUIÇA) com minha familia agora em dezembro. Mas estou preocupado com o frio, pois meus filhos possuem 13 e 10 anos e talvez tenham problemas com o frio. A minha dúvida é se em dezembro as temperaturas são muito baixas.

  5. João Aguiar

    Olá Clarice,
    Não sei exatamente quanto você está disposta a gastar, mas todas as vezes que fui a Florença sempre fiquei no Albergue da Juventude “Villa Camerata”, fica um pouco mais afastado do centro, mas o preço é muito baixo e o hostel é super tranquilo e familiar. Neste artigo em nosso blog tem informações sobre o Albergue e inclusive algumas dicas de Museus para visitar em Florença, ou se quiser mais informações sobre o Albergue, visite o site.
    Quanto a Paris, você também poderá encontrar albergues a um custo baixo, embora não tenha tanta qualidade quanto outros albergues da Europa.Já fiquei varias vezes no Le D’Artagnan com minha esposa e uma vez com meus filhos e pra mim foi super tranquilo, mas como digo sempre, isso vai depender da disposição de cada pessoa, afinal nem todos pensam igual e claro que um albergue não dispõe de todo o conforto de um hotel. Outro albergue que conheço e que fica mais centralizado é o Jules Ferry, em Republique, mas precisa reservar com bastante antecedencia, pois é bem menor que o Le D’Artagnan e as vagas são limitadas. Neste outro artigo em nosso blog tem mais informações sobre estes e outros albergues em Paris.
    Um grande abraço e boa viagem.
    Obs.: Não esqueca de passar por aqui na volta de sua viagem e relatar os seu melhores momentos.

  6. João Aguiar

    Olá Candido,
    As temperaturas em dezembro realmente são baixas. Em algumas regiões dos países que vai visitar são mais baixas que outras, mas não é nenhum motivo para preocupação. O ideal é comprar roupas apropriadas para o inverno europeu. Você pode comprar antes de sair do Brasil, mas preferencialmente compre por aqui somente o básico para não passar frio na chegada à Europa e deixe para comprar o resto por lá, você encontrará roupas de inverno muito mais apropriadas e com preços muito menores do que no Brasil. Pode ir sem medo, é só se agasalhar bem !!!
    Boa viagem e quando voltar, não esqueça de passar por aqui para relatar sua viagem.

  7. luzia maria teixeira

    Gostaria de fazer uma viagem com meus dois netos em junho de 2012, gostaria de ir na Alemanha, Praga, Paris e Roma( eu já conheço mas tem historia e quero repetir), Grecia e outros ficaria grata pela a informação quanto a valores de hoteis e passeio bons..

  8. Paula Aguiar

    Olá Luzia,
    Aqui mesmo no blog você irá encontrar muitos posts com dicas de passeios nesses países, no menu ao lado direito (Viajando no Blog). Quanto aos hotéis, você pode dar uma pesquisada no Booking.com, lá você encontrará ótimas ofertas.
    Abraços !

  9. Célio Irineu

    Olá,
    Gostaria de saber se em setembro os preços na Europa ficam mais baixos, (passagens, hospedagem, aluguel de carro).

    Penso num roteiro de carro saindo de Paris, visitando Alemanha, Suiça e Itália.

    Os pedágios são muito caros?

    Grato

  10. João Aguiar

    Olá Célio,
    Já estive na Europa em setembro e achei uma ótima época. Os preços estavam mais baixos e deu para aproveitar bastante.
    Quanto aos pedágios, na França está um pouco salgado, se você tiver um GPS, procure rotas alternativas em estradas secundárias para evitar o pedágio, mas compare com o tempo gasto e a quilometragem das vias principais, para ver se vale a pena, pois em alguns trechos não vale a pena. Na Alemanha você nem precisará se preocupar com pedágio, até hoje todos os trechos que fiz na Alemanha não tinham pedágio. Na Suiça também não há pedágios, mas você deve comprar um selo para rodar no território suiço. Um pouco antes de entrar na Suiça, seria bom procurar um posto de serviços para se informar da compra do selo. Na Itália os pedágios das vias principais também estão caros e as rotas alternativas também não compensam tanto quanto as da França, lá provavelmente você irá gastar mais, inclusive com o combustível, que também está bem caro.
    Espero ter ajudado !
    Um abraço.

  11. Roseli Rossi Monje

    Meu marido e eu estamos pensando em ir a Espanha em de 2012. Gostaríamos de saber se esta é uma boa época para ir para lá.

  12. Roseli Rossi Monje

    O mês que pretendemos ir é em outubro de 2012. Será que é uma boa época?

  13. João Aguiar

    Oi Roseli,
    Como falei no comentário acima, já estive na Europa em setembro, inclusive foi bem no final e peguei um pouco de outubro também. Acho que é uma época muito boa, as cidades não estão muito cheias, a temperatura é amena (nem tanto frio e nem tanto calor) e os preços não estão tão altos. Embora tenha visitado outros países nessa época, acredito que na Espanha não deva ser muito diferente.
    Um abraço !!!

Post a comment