Qual a melhor época para visitar a Europa?

Por João Aguiar - 31 jul, 2010 em Dicas

Sempre tem alguma coisa acontecendo na Europa. Muitos países europeus têm épocas diferentes de turismo e clima e sua viagem depende em grande parte do que lhe interessa e ao seu orçamento, portanto aqui estão algumas sugestões.

·   Festivais

Há tantos países e culturas na Europa, que provavelmente haverá algum tipo de feriado ou comemoração em algum canto.
Oktoberfest, a festa da cerveja em Munique durante o outono, é uma das festas mais populares e emblemáticas da Alemanha.
Dia da Bastilha na França, é realizada a cada 14 de julho e é uma grande festa com as feiras de rua e fogos de artifício para comemorar a tomada da Bastilha e da fundação da França moderna .
Carnevale di Viareggio na Toscana / Itália é realizada entre janeiro e março e é uma das festas mais coloridas do país. Ela remonta ao século 19 e hoje possui um grande desfile com carros alegóricos , que inclui as efígies de políticos e celebridades de todo o mundo .


·   Baixa Temporada

Se você deseja passar mais tempo com os moradores , considere viajar para a Europa durante a baixa temporada do turismo . As ruas serão menos lotadas e os visitantes não são predominantes nas cidades. Você também terá uma ótima chance de encontrar desconto em passagens aéreas e hospedagem . A baixa temporada varia conforme o país , apesar do inverno ser a melhor época para encontrar as cidades menos lotadas. Na Espanha e na Irlanda, por exemplo, a baixa temporada geralmente começa no outono e fim da primavera.

·   Alta Temporada

Se você prefere viajar e encontrar muitos turistas, a alta temporada pode ser uma escolha melhor. Você terá que suportar uma maior aglomeração de turistas, mas terá companheiros de viagem à sua volta  e poderá trocar experiências de viagem . Você pode até encontrar um ou dois companheiros de viagem temporários, se estiver sózinho. Como a baixa temporada, a alta também varia conforme o país , por exemplo, julho e agosto é temporada alta  em Paris , de maio a setembro é a alta temporada para a Europa Oriental , e junho a setembro é quando a maioria dos viajantes vão para a Inglaterra .

·   Tempo

O tempo na Europa oscila drasticamente de país para país . A Inglaterra tem as suas chuvas mais pesadas em novembro. Paris raramente tem neve (mas acontece sim, porque eu mesmo já peguei neve em Paris)  e a costa do Mediterrâneo é relativamente seca , à exceção da primavera onde caem chuvas pesadas. Se você tem uma aversão ao frio , você pode querer evitar viajar para a Europa Oriental durante o inverno, as temperaturas na Polônia e na Finlândia pode cair abaixo de -20 graus .

·   Esportes

Se você estiver querendo viajar para a Europa para praticar esqui, os resorts na Suíça são os mais lotados e caros no inverno. Ao longo dos Alpes franceses, a época turística vai de janeiro a março. Nas montanhas da Áustria , começa a nevar em novembro e termina em Maio , apesar de que o esqui durante pode ser praticado durante todo o ano em lugares como Stubaital, na Áustria. A temporada para andar de bicicleta começa na primavera e pega uma parte do verão, com grandes provas como Tour de France, Paris -Roubaix e o Giro d’ Italia. Se você prefere poderá ter a oportunidade de pegar um jogo em quase todos os lugares.

Existem ainda milhares de outras oportunidades, lugares e momentos para visitar a Europa,  mas tudo depende do seu gosto e sua disposição.

Viajar é muito bom, compartilhe !